Como Escolher os Melhores Ingredientes para Cozinhar

A alimentação saudável passa não só pelos métodos utilizados na cocção de alimentos, mas também pela escolha dos ingredientes. Saber como identicar as principais caraterísticas dos ingredientes, como a frescura e a salubridade dos mesmos, é essencial para poder fazer compras de forma segura e inteligente.

Ao escolher alimentos deverá atentar no seu aspeto. Eles devem apresentar-se limpos, da cor habitual sem alterações e que não estejam amassados. No caso concreto dos vegetais, estes devem ter um aspeto brilhante e a sua cor deve ser intensa e saturada. No caso das carnes, não devem possuir restos de sangue. Alimentos em conserva devem ser verificados para que não apresentem a embalagem amolgada, pois grande parte da sua conservação passa pela integridade da embalagem.

Será, por ventura, escusado referir que deve sempre verificar a data de validade de todos os ingredientes. Não se esqueça, porém, que esta é meramente indicativa e que,  se é verdade que podem estar bons para além dessa, também podem estar estragados antes da data indicada. Confie nos seus sentidos: um alimento próprio pode ser identificado pela cor, pelo aspeto geral, pelo brilho e, muitas vezes, pelo cheiro. Rejeite alimentos que não correspondam ao que é esperado.

No que toca à cocção, tenha em particular atenção a cozedura adequada e completa da carne de porco e dos ovos. Estes alimentos devem estar completamente cozinhados para prevenir intoxicações alimentares e parasitoses. A carne de porco, em particular, apenas está cozinhada completamente quando ficar com uma cor esbranquiçada uniformemente. Se estiver vermelha, não está pronta.

Prefira ingredientes naturais, que foram produzidos sem o uso de pesticidas e sem o recurso a regimes intensivos. Animais alimentados com rações naturais e que vivem ao ar livre resultam em melhores qualidades nutricionais. Embora estes possam ser mais dispendiosos, a longo prazo contribuem para uma saúde e equilíbrio superior.

Detalhes

No começo duvidei bastante de sua capacidade, pois ela disse que sempre foi gordinha e queria perder 60 kg.
Os biscoitos de aveia são deliciosos e uma boa fonte de ingredientes. Se gosta do sabor, experimente esta receita saudável e reduza no açúcar.