Bacalhau com Grão de Bico - Uma Refeição Saudável de Peixe

O bacalhau faz parte da típica e tradicional cozinha portuguesa. Este peixe é uma ótima escolha para uma refeição saudável e apetitosa. Esqueça as complicações de demolhar o bacalhau e os problemas de conservação. Siga a sugestão e consiga uma refeição nutritiva e de fácil execução.

Para preparar este bacalhau com grão-de-bico, vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • uma embalagem de bacalhau desfiado e salgado (migas de bacalhau)
  • uma embalagem de grão-de-bico já cozido
  • azeite
  • alho a gosto
  • broa de milho (opcional)
  • Comece por preparar o bacalhau. Não é necessário demolhar com esta receita. O bacalhau, já desfiado e salgado, perde rapidamente o sal. Lave, pedaço por pedaço, abundantemente em água corrente para remover o excesso de sal. Reserve num recipiente com água e deixe repousar durante 20 minutos.

    Lave novamente o bacalhau e desfie-o em pequenos pedaços. Lave no final, novamente. Se desejar, pode provar agora o bacalhau e acrescentar sal se estiver insosso. Comê-lo cru é também costumeiro com algumas receitas.

    Coloque uma frigideira ao lume e revista o fundo com azeite. Escorra e seque o bacalhau e junte-o à frigideira. Regue com mais azeite e deixe cozinhar em lume brando com uma tampa durante 10 minutos.

    Destape a frigideira e acrescente bastante alho a gosto, em lâminas ou em pó e envolva no bacalhau. Deixe-o cozinhar durante o tempo necessário até a água evaporar e ficar com pouco líquido.

    Enquanto isso, lave o grão-de-bico e escalde-o durante alguns minutos em água a ferver. Retire e escorra.

    Num recipiente de tamanho apropriado, uma travessa, por exemplo, despeje o grão-de-bico e cubra com o bacalhau. Envolva, cubra com broa de milho desfeita e está pronto a servir!

    Agora é só desfrutar de uma refeição nutritiva e muito saborosa. Bom apetite!

    Detalhes

    No começo duvidei bastante de sua capacidade, pois ela disse que sempre foi gordinha e queria perder 60 kg.
    Os biscoitos de aveia são deliciosos e uma boa fonte de ingredientes. Se gosta do sabor, experimente esta receita saudável e reduza no açúcar.